INTRODUÇÃO

O Grande Prémio de Relojoaria distinguirá anualmente as melhores peças de relojoaria em diferentes categorias lançadas/apresentadas no período a que corresponde cada edição. O Anuário dos Relógios e o ECO pretendem, com esta iniciativa conjunta, promover a indústria relojoeira, as suas marcas e representantes em Portugal reconhecendo assim a sua importante contribuição para a evolução do sector dos serviços em Portugal.

Âmbito e Condições de Participação

O Grande Prémio de Relojoaria distingue modelos de relógios comercializados no mercado português e lançados no ano a que o prémio diz respeito. Assim, na sua primeira edição, serão tidos em conta relógios lançados no mercado nacional em 2017. As candidaturas devem ser enviadas para anuariorelogioscanetas@gmail.com  

CATEGORIAS

RELÓGIO DO ANO – GRANDE PRÉMIO: Distingue o melhor modelo de relógios mecânicos, de carga manual ou automáticos.

PRÉMIO COMPLICAÇÃO: Premeia o melhor modelo de relógios mecânicos, de carga manual ou automáticos, com pelo menos três indicações suplementares, para além de horas, minutos e segundos.

 PRÉMIO RELÓGIO MASCULINO: Premeia o melhor modelo de relógio mecânico, de carga manual ou automáticos.

 PRÉMIO RELÓGIO FEMININO: Distingue o melhor relógio mecânico, de carga manual ou automáticos, ou de quartzo,

 PRÉMIO RELÓGIO DESPORTIVO: Premeia o melhor modelo de relógios mecânicos, de carga manual ou automáticos, de quartzo, ou conectados.

 PRÉMIO MELHOR DESIGN: Premeia o melhor modelo de relógios mecânicos, de carga manual ou automáticos, de quartzo, ou conectados.

 PRÉMIO PARA MELHOR RELÓGIO DO “QUOTIDIANO”: Para modelos com PVP inferior a mil euros, mecânicos, de carga manual ou automáticos.

PRÉMIO DO PÚBLICO: Votação online dos leitores do Anuário dos Relógios e do ECO tendo por base a short list de modelos para todas as categorias divulgada publicamente nos sites do Anuário Relógios & Canetas e do ECO.

PRÉMIO ESPECIAL DO JÚRI: Este prémio recompensa uma personalidade, instituição ou iniciativa que desempenhou um papel fundamental na promoção da relojoaria de alta qualidade. Tem uma dimensão de prémio carreira (lifetime achievement).

Os promotores reservam-se o direito unilateral de alterar o número de categorias bem como o seu âmbito desde que a alteração ocorra entre o fim de uma edição e o lançamento da seguinte.

Regulamento

Periodicidade: O Grande Prémio de Relojoaria tem periodicidade anual.

Candidaturas: As marcas e/ou os seus representantes no mercado nacional podem apresentar à apreciação do júri do Grande Prémio de Relojoaria até 3 modelos de relógios por categoria e por marca.

Escolha: Cada membro do júri escolherá, entre as candidaturas, até 3 modelos para cada categoria. Os 3 modelos mais votados integrarão a short list de cada categoria, de onde serão escolhidos os vencedores. O Presidente do júri tem voto de qualidade, em caso de empate. A short list de cada ano é divulgada (fotos e descrições) publicamente no site do prémio (www.relojoaria-grandepremio.pt) e nos sites do Anuário Relógios & Canetas e do ECO.entante do Anuário Relógios & Canetas (Presidente), um representante do ECO, e representantes da imprensa nacional e internacional especializada. Pretende-se que a composição do júri reflicta também heterogeneidade de vivências, podendo também incluir coleccionadores, artistas plásticos, designers, empresários ou marketeers.

Composição do Júri: O júri será composto por entre 5 e 7 elementos, incluindo um representante do Anuário Relógios & Canetas (Presidente), um representante do ECO, e representantes da imprensa nacional e internacional especializada. Pretende-se que a composição do júri reflicta também heterogeneidade de vivências, podendo também incluir coleccionadores, artistas plásticos, designers, empresários ou marketeers.

Prazos

8. Prazos: O Grande Prémio de Relojoaria terá, a cada ano, os seguintes prazos:

Até 30 de Setembro – apresentação dos modelos candidatos às várias categorias

Até 30 de Outubro – publicação da short list, em cada categoria

Até 15 de Dezembro – publicação dos vencedores e cerimónia pública da entrega dos prémios